quarta-feira, 17 de abril de 2013

Golfo Pérsico - Localização do Golfo Pérsico - Geografia - Trabalho Escolar



Golfo Pérsico

Localização do Golfo Pérsico

O Golfo Pérsico é uma região localizada nas proximidades do Oceano Índico, contornando Arábia Saudita, Irã, Emirados árabes Unidos, Omã, Catar, Bahrein, Kuwait e Iraque. Essa região é conhecida pelo seu grau estratégico, uma vez que nela se concentra a maior parte da produção de petróleo do mundo. Outro motivo para a sua importância é a sua posição estratégica, por se encontrar com o Oceano Índico pelo estreito de Ormuz, rota na qual muitos navios, inclusive os petroleiros, trafegam em direção a diversas partes do mundo.

Essa região protagonizou alguns dos conflitos do Oriente Médio. Um deles foi a Guerra Irã x Iraque, na qual houve milhares de mortos. A ocorrência dessa guerra se deu por conta da invasão do Iraque sobre o Irã, liderada por Saddam Hussein, que alegava disputar as regiões de fronteiras entre os dois países no Golfo Pérsico. Mas, na verdade, Hussein temia que a Revolução Iraniana, em 1979, de caráter xiita, inspirasse a população xiita iraquiana a também tentar tomar o poder.

Outra Guerra importante no Golfo Pérsico foi a Guerra do Golfo. Após a invasão do Kuwait por parte do Iraque, em 1990, uma coalizão composta por Estados Unidos, Egito e Síria declarou guerra aos iraquianos e os expulsaram da região invadida.

Durante essa guerra, os Estados Unidos montaram bases militares no território da Arábia Saudita, o que desencadeou a revolta de grupos nacionalistas que fundaram a Al-Qaeda, grupo terrorista que, mais tarde, realizou os atentados de 11 de Setembro de 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário