sexta-feira, 19 de abril de 2013

Índios Isolados do Brasil - Quem são, Como vivem, Onde vivem, Proteção e preservação da cultura - (Índio - Indígena)



Quem são, como vivem estas tribos, proteção, estados onde vivem, foto

Quem são

Os índios isolados são aqueles cujas tribos não tiveram contato com outras culturas. Esses índios não receberam nenhum tipo de influência cultural dos homens brancos, ao contrário do que aconteceu com a maioria dos povos indígenas desde a chegada dos portugueses e espanhóis à América.

Como vivem

Os índios isolados vivem em suas terras de acordo com sua cultura original, utilizando-se de sua língua nativa. Eles não conhecem nenhum tipo de tecnologia ou objetos da sociedade brasileira. Os índios isolados também não possuem contato com outras tribos indígenas.

Em alguns momentos, estes índios já tiveram contato visual com homens brancos, porém nunca se aproximaram, pelo contrário, fugiram para defender suas terras e cultura. Quando homens de outra cultura chegam perto de suas terras, eles recuam, evitando o contato, e buscando novas áreas de habitação.

Onde vivem

De acordo com dados da Funai (Fundação Nacional do Índio), existem tribos de índios isolados vivendo atualmente nos estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Maranhão e Mato Grosso. É a Funai que faz o trabalho de identificação e proteção destas tribos indígenas.

Pelo fato de viverem sem contato com a sociedade externa, pouco sabemos sobre sua língua, hábitos e cultura em geral.

Proteção e preservação da cultura

Para que estes povos continuem vivendo desta forma, é de fundamental importância que haja a demarcação de suas terras, programas de proteção às tribos e preservação do meio ambiente (rios, florestas, fauna) onde vivem. Este trabalho tem sido feito nas últimas décadas pela Funai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário