sábado, 20 de abril de 2013

MMA: Mixed Martial Arts - O que é MMA? - História do MMA - O Brasil no MMA - (Educação Física - Esportes)



Mixed Martial Arts ou, em português, Artes Marciais Mistas constituem-se de um tipo de luta oficial em que os atletas que se confrontam podem utilizar golpes de mais de uma arte marcial. Em geral, é bastante comum que cada atleta tenha a sua especialidade em uma modalidade específica. Os embates permitem que a disputa ocorra em pé ou no chão, utilizando-se de técnicas específicas do judô, do caratê, do jiu-jtsu, do muay-thai, do boxe, do kickboxing e do wrestling.

A origem desse esporte, nos moldes como o conhecemos, é brasileira. Seu início se deu na década de 30, quando o jiu-jitsu, por meio de Hélio Gracie, tentava se estabelecer no país como uma arte marcial eficiente. Nesse contexto, eram promovidos confrontos entre lutadores de outras artes marciais contra especialistas em jiu-jitsu. Diferentemente das lutas que são observadas atualmente, nessa época não havia regras delimitando os confrontos, o que colocava em risco a vida dos lutadores. No entanto, a estratégia dos Gracie rendeu os frutos esperados: após vencer inúmeras lutas, o jiu-jitsu passou a ganhar popularidade.

A primeira organização de um torneio de MMA ocorreu nos Estados Unidos, por incentivo de Rórion Grace (filho de Hélio Grace). Trata-se do UFC – Ultimate Fight Championship, que se iniciou no ano de 1993, e que hoje movimenta cerca de 1,5 bilhão de dólares. Esse campeonato foi como alavanca para o surgimento de outros campeonatos que se tornaram tão importantes quanto o UFC, como é o caso do Strike Force. O Strike Force também apresentou uma inovação de extrema importância para o universo do MMA: são organizadas lutas também entre lutadoras mulheres, o que não ocorre no UFC.

As lutas são compostas por três rounds, de três minutos cada. A exceção se dá em decisão de cinturão, composta por cinco rounds, de três minutos cada um. As categorias masculinas são geralmente divididas em:

- Leve: até 70kg;

- Meio médio: até 77kg;

- Médio: até 84kg;

- Meio pesado: até 93kg;

- Pesado: até 120kg.

No que se refere às disputas femininas, elas ocorrem apenas em duas categorias:

- Meio-médio: até 61kg;

- Médio: até 66kg.

O Brasil ainda permanece com atletas em destaque. Exemplos são Vitor Belfort, Anderson Silva e Lioto Machida. Belfort, especialista em jiu-jitsu com excelentes conhecimentos de caratê, já foi nove vezes campeão do UFC, três vezes campeão do Cage Rage (campeonato em Londres) e cinco vezes campeão no torneio japonês Pride. Anderson Silva, faixa preta em jiu-jitsu, judô, praijed preto em muay-thai, além de ser cordão amarela em capoeira regional, é atual campeão do Cage Rage na categoria meio médio e do UFC, na categoria médio. Além disso, bateu o recorde de maior número de vitórias consecutivas no UFC; recorde de maior número de vitórias consecutivas para defesa do título, na mesma competição; e três vezes vencedor da luta da noite, também no UFC. Lyoto Machida é faixa preta em jiu-jitsu e em caratê shotokan, e já foi campeão da categoria meio pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário