sábado, 20 de abril de 2013

Remo - (Educação Física - Esportes)


No Brasil o remo é mais famoso nas cidades de São paulo e Rio de Janeiro

O uso do barco a remo acompanha a história humana desde que o homem desenvolveu esse método de locomoção sobre as águas. Como modalidade esportiva, ganhou seus primeiros contornos em meados do século XIX. No Brasil, e mais especificamente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Remo é um esporte que ficou bastante famoso e ganhou muitos adeptos no início do século XX, quando os rios ainda eram limpos.

As primeiras competições de remo ocorreram na Inglaterra, no século XIX, quando também alguns clubes se organizaram em função dessa prática. Mas o remo só ganhou popularidade quando conquistou o cenário universitário: alunos das universidades de Cambridge e Oxford, a partir de 1829, disputam anualmente uma regata no Rio Tâmisa. A partir da Inglaterra o remo ganhou a Europa, espalhando-se por diversos países. Apenas mais tarde chegou aos Estados Unidos que, a partir do modelo inglês, também passou a fazer disputas universitárias entre Harvard e Yale.

Com as regatas ganhando adeptos, modificaram-se também as embarcações: inicialmente eram grandes e pesadas, mas foram ganhando formas mais hidrodinâmicas e materiais mais leves, como a fibra de carbono.

Atualmente, são oito os tipos de barcos. Os barcos “Skiff” apresentam parlamenta dupla – são dois remos por remador –, já os outros são com parlamenta simples:

Single Skiff (para um remador): Mede 8,2 metros e tem massa de 14 quilos;
Double Skiff (para dois remadores): Mede 10,4 metros tem massa de 27 quilos;
Four Skiff (para quatro remadores): Mede 13,4 metros e tem massa de 52 quilos;
Dois sem timoneiro: Mede 10,4 metros e tem massa de 27 quilos;
Dois com timoneiro: Mede 10,4 metros e tem massa de 32 quilos;
Quatro sem timoneiro: Mede 13,4 metros e tem massa de 50 quilos;
Quatro com timoneiro: Mede 13,7 metros e tem massa de 51 quilos;
Oito com timoneiro: Mede 19,9 metros e tem massa de 96 quilos.
Em caso de barcos com mais de um remador, cada atleta tem uma função específica e, portanto, uma denominação para essa função:

Meia Nau: Remadores do meio do barco;
Timoneiro: Aquele que comanda a embarcação;
Voga: Impõe ritmo à remada;
Proa: responsável pelo equilíbrio do barco;
Sota-Proa: Atleta mais próximo do Proa.

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