sexta-feira, 26 de abril de 2013

AVISÁ-LO ou AVISAR-LHE? - “Enfrentar de frente”. Pode? - EXTRATO ou ESTRATO? - LINKAR ou LINCAR? - ACRIANO ou ACREANO- Matéria Português - Dicas de Português - Língua Portuguesa



AVISÁ-LO ou AVISAR-LHE?

O verbo AVISAR é transitivo direto e indireto. Se você avisa, pode “avisar alguma coisa a alguém” ou “avisar alguém de alguma coisa”.

Portanto, as duas formas são possíveis:

“É preciso AVISAR-LHE (=objeto indireto) as novidades (=objeto direto);

“É preciso AVISÁ-LO (=objeto direto) das novidades (=objeto indireto).

Não devemos “avisar-lhe das novidades” (=dois objetos indiretos) nem “avisá-lo as novidades” (=dois objetos diretos).



“Enfrentar de frente”. Pode?

Depende. Pode falar, mas somente a ênfase justificaria o seu uso.

Leitor quer saber: “Num relatório da empresa em que trabalho, encontramos logo no primeiro parágrafo: Enfrentando de frente… Está correto ou é uma tremenda redundância?”

“Enfrentar de frente” apresenta o mesmo problema de “encarar de frente”. Trata-se de uma redundância. A menos que alguém prefira enfrentar ou encarar “de costas”.



EXTRATO ou ESTRATO?

Leitor quer saber se a frase a seguir está correta: “Esse aumento de 40% na matrícula trouxe para o ensino médio uma população de extratos mais baixos de renda.”

“Tratando-se de “camadas”, o correto não seria ESTRATOS?”

O nosso leitor tem razão.

a)    ESTRATO = “camada”. O certo é “estrato social”, “sociedade estratificada” (=dividida em camadas), “estratosfera”…

b)    EXTRATO = “essência, resumo, sumo” (vem do verbo EXTRAIR): “extrato de tomate”, “extrato bancário”, “extrato (= essência de perfume)”…




LINKAR ou LINCAR?


Em vez de fazer um link, prefiro LIGAR, UNIR ou CONECTAR. Temos aqui, um belo exemplo de estrangeirismo desnecessário. É o tal do “neobobismo linguístico”.

Pior ouvi na transmissão de um jogo de futebol americano por um canal internacional. Os narradores, brasileiros contratados para narrar os jogos em português, demonstraram a sua “enorme” preocupação com língua pátria.

Ao ser focalizado o presidente do time vencedor, o primeiro disse: “Este senhor é o chairman”. O outro, preocupado com o fato de os brasileiros não saberem o que é um chairman, apressou-se para explicar: “Chairman é o big boss”. Aí, toda a galera entendeu…



ACRIANO ou ACREANO?


Comentário de um leitor: “O que está acontecendo com os naturais do estado do Acre. Quando o crime é do deputado, é acriano. Quando é do vereador agora empossado, é acreano. Será uma questão de status?”

Não é questão de status.

O antigo dicionário Aurélio registrava as duas formas.

Segundo o novo Vocabulário Ortográfico publicado pela Academia Brasileira de Letras e o dicionário do mestre Evanildo Bechara, quem nasce no Acre é ACRIANO. Não há registro de acreano.



DESAFIO AO INTERNAUTA


Qual é a forma correta?

a)    hidro-sanitária OU hidrossanitária?

b)    sócio-político OU sociopolítico?

c)    micro-empresa OU microempresa?

d)    mini-série OU minissérie?

e)    mega-evento OU megaevento?


Segundo o novo acordo ortográfico, só devemos usar hífen após prefixos ou falsos prefixos dissílabos e terminados por vogal (auto, contra, infra, ultra, sobre, anti, mini, micro, mega, hidro, socio, tele…) se a palavra seguinte começar por H ou vogal igual: auto-hipnose, auto-observação, anti-herói, anti-inflamatório, sobre-humano, sobre-erguer, mini-hospital, mini-internato, contra-ataque…

Assim sendo, as respostas corretas são:

a)    hidrossanitária;

b)    sociopolítico;

c)    microempresa;

d)    minissérie;

e)    megaevento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário