quarta-feira, 24 de abril de 2013

DESENHO - O desenho enquanto arte e seu desenvolvimento. - Artes - Trabalho Escolar



Desenho

O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas. Na pintura a superfície é marcada por lápis, caneta, pincel, os movimentos dão origem aos pontos, linhas e formas planas.

Outro aspecto que diferencia o desenho da pintura, é que no primeiro não há mistura de cores antes da aplicação, essas são utilizadas puras, enquanto na pintura as cores são misturadas para dar origem a outras novas.

Existem várias técnicas de desenho, e a escolha dos materiais utilizados está relacionada com a mesma.

O desenho existe desde a Pré-História, como forma de manifestação estética e linguagem expressiva, porém obteve status de arte durante a Idade Média.

O desenho possibilitou o estudo da figura humana. Desde o final do século XIX, os desenhos eram bastante utilizados em publicidade.

As possibilidades técnicas da arte do desenho foram ampliadas nas últimas décadas do século XX, com o computador que disponibiliza programas como o Corel Draw, Adobe Illustrator e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário