segunda-feira, 1 de abril de 2013

Brasil: Eleições 2006



Nas eleições gerais deste ano, os 125,9 milhões de eleitores irão escolher seus representantes no legislativo e executivo.
No dia 1 de outubro, será realizado o primeiro turno das eleições e no dia 29 o segundo turno. Haverá segundo turno para Presidente e Governadores, caso os candidatos não obtenham maioria absoluta dos votos válidos (50% mais um voto), no primeiro turno. No segundo turno, é eleito o candidato que obtiver o maior número de votos.
    Cargos eletivos:
    Na esfera federal:
    Executivo: Presidente e Vice-Presidente.
    Legislativo: Senadores (um terço do Senado será renovado).
                     Deputados Federais
 
     Na esfera estadual:
     Executivo: Governadores e Vice-Governadores.
     Legislativo: Deputados Estaduais
Candidatos a Presidência da República:

PT
Partido dos Trabalhadores
Coligação A FORÇA DO POVO  (PT - PC do B - PRB)
Luis Inácio Lula da Silva - atual presidente da República, disputará a reeleição. Natural de Caetés (distrito de Garanhuns-PE). Metalúrgico presidiu o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.  Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980 e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) em 1983. Eleito deputado federal em 1986. José Alencar Gomes da Silva (PRB) é candidato a vice em sua chapa.
PSDB
Partido da Social Democracia Brasileira
Coligação POR UM BRASIL DECENTE (PSDB - PFL)
Geraldo Alckmin - nasceu em Pindamonhangaba (SP). Médico, foi vereador, prefeito, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador do Estado de São Paulo. O senador José Jorge de Vasconcelos Lima (PFL) é seu vice.
PSOL
Partido Socialismo e Liberdade
Coligação FRENTE DE ESQUERDA
Heloísa Helena - nasceu em Pão de Açúcar, Alagoas. Foi vice-prefeita em Maceió, deputada estadual e senadora. Foi expulsa do PT, por discordar da política adotada pelo partido na administração do país. Fundou o PSOL em 2004. Vice-presidente César Benjamin (PSOL).
PDT
Partido Democrático Brasileiro
Cristóvam Buarque - natural de Recife (PE). Formado em Engenharia Mecânica, doutor em Economia. Foi governador do Distrito Federal e senador pelo PT, foi também Ministro da Educação do governo Lula. Deixou o PT em 2005 filiando-se ao PDT. Vice-presidente senador Jefferson Péres (PDT-AM).
PSDC
Partido Social Democrata Cristão
José Maria Eymael - natural de Porto Alegre (RS). Advogado e empresário. Foi eleito deputado federal constituinte pelo extinto PDC. Vice José Paulo da Silva Neto (PSDC).
PSL
Partido Social Democrata Cristão
José Maria Eymael - natural de Porto Alegre (RS). Advogado e empresário. Foi eleito deputado federal constituinte pelo extinto PDC. Vice José Paulo da Silva Neto (PSDC).
PSL
Partido Social Liberal
Luciano Bivar - nasceu em Recife (PE). Formado em Direito e empresário. Foi eleito deputado federal pelo PSC. Vice-presidente: João Américo de Souza (PSL).
PCO
Partido da Causa Operária
Rui Costa Pimenta - nasceu em São Paulo (SP). Jornalista. Vice-presidente Pedro Paulo de Abreu Pinheiro (PCO).
PRP
Partido Republicano Progressista
Ana Maria Rangel - natural do Rio de Janeiro (RJ). Cientista política e empresária. Vice Delma Gama (PRP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário